QUEM SOMOS
A ALPACAS FOODS nasceu com o objetivo de criar produtos deliciosos e rico em nutrientes com base em alimentos de origem andina.
Berço da civilização inca, a região dos andes localizada na América do Sul é composta por montanhas onde são cultivados alimentos ancestrais tão ricos, que são classificados como superfoods. Entre estes alimentos destacam-se a quinoa, semente de chia, maca peruana, lucuma, dentre outros.
A plantio nesta região é feito há mais de 3.000 metros de altitude em um solo composto de uma diversidade única. Neste ambiente, família e produtores locais mantém viva a cultura andina de respeito com a terra na forma de fazer agricultura.
Apesar da sua qualidade e proximidade, estes produtos ainda são poucos conhecidos da maioria da população e por vezes exigem dedicação no seu preparo na cozinha.
O objetivo da ALPACAS FOODS é descomplicar o consumo destes alimentos, através da inovação no seu preparo.
POR QUE ALPACAS
Além do solo, clima e produtores, um dos protagonista da paisagem do andes é a alpaca. Um mamífero muito parecido com a Ihama, porém com porte menor. A alpaca é especialmente criada no Peru, Bolívia e Chile. Impossível você não se encantar com seu carisma na primeira vez que a vê. Com seu pelo macio e pescoço comprido, a alpaca é um personagem que dá um toque todo especial na paisagem dos andes.
CURIOSIDADES SOBRE A QUINOA
A QUINOA é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3 000 a 4 000 anos para consumo humano.
Por ter baixo índice glicêmico e ser rico em fibra, a quinoa estimula a mastigação, diminui o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade, adiando a fome. Dessa forma, pode ser usada em planos alimentares e incluída na alimentação diária, ajudando na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Cada 100 gramas de quinoa (crua) contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 1,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes.